quarta-feira, 2 de julho de 2014

O Início de uma Experiência Possível.

Um encontro é um encontro é um encontro!


"O primeiro dia de filmagem é sempre uma primeira viagem, o sabor da partida e a expectativa da chegada".

O primeiro dia de filmagem de Cidade a Contraluz foi cheia de surpresas boas. Uma equipe jovem e bonita se aproximando do set, todos muito interessados em fazer cinema. Alunos da escola Darcy Ribeiro, se entreolham, instigados, focados. Do outro lado, vou chegando com a galera do Teatro Trupiniquin. A atriz Renata Andrade, com seu belo vestido vermelho, conseguido especialmente para nosso filme. Uma roda de papo. Pedro Campos, concentrado com sua câmera, pronto para mandar ver no trabalho de Direção de Fotografia. Generosidade fluindo de todos as direções.
Carlão chega com seu carro, sua energia mega boa, olha com curiosidade para todos, no set e de repente, as pessoas começam, de forma coordenada, a executar suas funções. Na reunião fico conhecendo Leonard Collete, com seu sotaque francês, ele é bem gentil, atento, conhecedor de cinema, muito mais do que eu, mas dentro da prática cinematográfica, é fácil saber quando um filme vai dar certo. Um cara se aproxima de você, você nunca o viu, sabe que ele sabe o que está fazendo ali, mas ao mesmo tempo, ele se reveste de total humildade e ouve com paciência tudo o que você tem pra dizer. Esta é minha primeira impressão de equipe.
Karol Schittini, pega a câmera de Making Of e começa a registrar, discretamente cada momento, cada sensação, cada possibilidade, e, de repente, tudo flui. Há uma extrema paciência em cada olhar, em cada pessoa, todos ali estão focados no início de uma viagem sem volta, uma viagem para o desconhecido. Alguns instantes depois, chega Alexandra Arakawa, a nossa "japinha", sutil, com suas mão suaves e seus dedos certeiros, ela aponta a câmera e clica, cada momento e, aos poucos, vai se construindo uma história que resultou no nosso filme inesquecível, mais uma pérola no corpo do Cinema Possível. Estamos falando de maio de 2013.

Filme: Cidade a Contraluz

Poema de: Jiddu Saldanha e Herbert Emanuel
Finalização: Julho de 2014

FICHA TÉCNICA


Jiddu Saldanha: Direção, roteiro e montagem

Pedro Campos: Direção de fotografia

Leonard Novaes Collette: assistente de direção
Paulo Campos: Produção
Paula Dryska: Produção de locações
Marcia Rego: produção de set

Pós-Produção: Renata Andrade
Design Gráfico: Gustavo Vieira

Lucas Bobst: Elétrica

Pedro Barros: Maquinaria
Música: Nicola Cappellini
Figurinos: Renata Andrade
Equipe de Making Of e Still - Karol Schittini, Alexandra Arakawa, Jiddu Saldanha
Equalização e gravação de voz – Aleandro Gimenez

Realização: Projeto Cinema Possível

Elenco – Renata Andrade e André Severo

Participação Especial - Sandra Nunes

TEASER

Nenhum comentário:

Postar um comentário